Carteira de Trabalho Digital 2020: Veja como Baixar o Aplicativo

A Carteira de Trabalho Digital 2020 chegou para substituir o documento de papel. A decisão é uma das medidas da Lei da Liberdade Econômica que o presidente Jair Bolsonaro assinou, tornando oficial a Carteira de Trabalho Digital 2020 em 24 de setembro de 2019.

Carteira de Trabalho Digital 2020

Carteira de Trabalho Digital 2020

Existente desde 2017, o aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ainda precisava do papel para que o cidadão pudesse usar. Mas agora a contratação para o mercado de trabalho se modernizou.

Para acompanhar a tecnologia, ensinamos neste artigo o passo a passo para usar o app da Carteira de Trabalho Digital. Acompanhe!

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

Lembra quando o documento de papel da CTPS tinha que ser solicitado pessoalmente? Agora não será mais preciso, pois a Carteira de Trabalho Digital 2020 passa a funcionar para todos que possuírem um CPF.

Ou seja, mesmo para quem nunca trabalhou sem registro em carteira ou recebeu algum salário, é só fazer um cadastro no site gov.br e acessar os dados da sua CTPS, que deverá aparecer apenas informações pessoais de qualificação civil.

Carteira de Trabalho Digital 2020

E para quem já possui registros antigos de trabalho na carteira, não se assuste caso aparecer dados errados na versão digital. Isso pode acontecer devido as divergências do banco de dados da época, mas os erros são corrigidos de forma automática.

Qualquer outra inconsistência ocorrida após setembro de 2019 deve ser informada ao empregador para efetuar as correções.

Mas só será possível usar a Carteira de Trabalho Digital como substituta do documento de papel, caso o empregador utilize o eSocial.


O que é e-social?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma forma do Governo Federal de unificar todos os dados dos trabalhadores enviados pelos empregadores.

✓ Veja o novo valor do salário mínimo 2020

Isso inclui vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, informações sobre o FGTS 2020, e muitos outros. Dessa forma, o empregador informa esses dados ao Governo através do eSocial.

Além disso, é com o uso do eSocial que todas as informações que estiverem nesse sistema estarão na Carteira de Trabalho Digital 2020.

O que fazer com a carteira de trabalho de papel?

Considerando que nem todos os empregadores fazem uso do eSocial e, portanto, ainda não aderiram à CTPS Digital, você ainda vai precisar do documento impresso.

Mesmo que não houver necessidade, lembre-se que a carteira de trabalho de papel possui todos os registros dos seus empregos, e que o sistema eletrônico da CTPS pode apresentar falhas. Por isso, não é hora de jogar fora a via impressa do documento!


Como baixar a Carteira de Trabalho Digital 2020?

Agora você não precisa mais levar sua carteira de trabalho na mão e ainda correr o risco de perdê-la. A sua CTPS pode ser visualizada de onde você estiver, bastando apenar o CPF para acessar os dados e ser contratado.

Tudo o que você precisa para ter acesso fácil é de um smartphone com sistema Android ou IOS para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital 2020. Feito isso, é só seguir este passo a passo:

  • Entre no site gov.br;
  • Faça seu cadastro, clicando em “Crie sua Conta”;

Carteira de Trabalho Digital 2020

  • Digite seus dados pessoais;
  • Responda as perguntas sobre o seu histórico de trabalho;
  • Acerte pelo menos quatro respostas para ter acesso a uma senha provisória;
  • Pronto! Você tem acesso à CTPS Digital 2020!

Segundo estimativas da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, até o final de 2020 todos os empregadores já estarão com o eSocial.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Carteira de Trabalho Digital 2020: Veja como Baixar o Aplicativo

Leave a Reply